Empreender é uma jornada incrível. Não, não é fácil. E é cheia de desafios no meio do caminho. Requer ousadia, persistência, disciplina, além de coragem para assumir riscos e capacidade de enxergar as oportunidades que estão no mercado e criar e gerir parcerias.
Entretanto, hoje em dia podemos construir um negócio com baixo custo de investimento usando a Internet. Por isso, alguns dos maiores desafios dos empreendedores (estejam eles à frente de uma empresa já estruturada ou começando um negócio com uma ideia recém tirada do papel, sejam eles autônomos ou tenham se juntado com outros sócios) estão relacionados com o mundo digital.
Vejamos alguns dos principais desafios dos empreendedores nesse novo mundo online.
Presença online: Como coloco meu negócio na Internet?
Ter presença digital na internet não é uma escolha: hoje é fundamental para fazer seu negócio crescer. Não basta estar nas redes sociais. Elas são importantes para se comunicar com seu público e muitos pequenos negócios se limitam apenas a elas, mas presença digital vai além disso. Seu negócio precisa de um site (no mínimo uma landing page). Em muitos segmentos é preciso estar conectado com as plataformas digitais, aplicativos e marketplaces. E de nada adianta estar nas redes sociais, ter um site e não investir em marketing digital. Preste atenção para uma verdade sobre negócios que existe desde que o primeiro comerciante do mundo abriu suas portas e desde que o primeiro mercador atravessou distâncias em lombo de burros e camelos para vender suas mercadorias aqui e acolá: em qualquer negócio você precisa primeiro investir em publicidade para depois ganhar algum retorno. Já ouviu aquele ditado “a propaganda é a alma do negócio”?
Pois é...
Marketing: Como atraio os clientes certos?
O segredo do bom marketing é investir bem o dinheiro para atrair o cliente certo. Como assim o cliente certo? Isso significa atrair aquele cliente que realmente precisa do seu produto ou serviço, está disposto a pagar o preço que você estabeleceu, porque entende o valor que seu produto ou serviço trará para ele, seja este cliente uma pessoa ou uma outra empresa.
Para atrair os clientes certos é preciso, antes de mais nada, definir qual o segmento que você quer atender, quais as necessidades dos potenciais clientes, o que eles mais valorizam (Preço? Prazo? Exclusividade? Qualidade? Etc.), o que a concorrência já entrega, o que você pode entregar de diferente ou onde você pode agregar valor onde a maioria não consegue. E aí montar sua campanha de comunicação usando marketing digital.
Vendas: Como consigo vender online?
Ok. Meu negócio ou marca está presente na internet. Atraí os clientes certos para meu negócio online, mas... como faço para vender meus produtos ou serviços online? Bom... se você vende produtos físicos você precisa ter uma loja digital, onde os clientes possam comprar, pagar e depois recebê-los no endereço indicado. Essa loja digital pode ser dentro do seu site ou estar dentro de um marketplace digital, uma espécie de shopping online. A vantagem dos marketplaces é que eles possuem um grande fluxo de pessoas fazendo buscas dentro deles, a desvantagem são as comissões pagas para utilizar suas estruturas. Mas pense também que, ao ter uma loja digital, você precisará ser capaz de entregar suas mercadorias dentro das regiões que você se propôs e dentro do prazo prometido, Ok?
Já para a venda de serviços, pense que boa parte dos seus processos precisarão ser digitais e estar na “nuvem”. Isso significa que você precisa ser capaz de entregar relatórios, projetos, orçamentos, cobranças, contratos, pesquisas, etc. de forma remota. Isto é: pela internet. O uso de e-mails, aplicativos de conversa, sistemas de guarda e baixa de documentos em nuvem, plataformas de comunicação empresarial, sistemas online de controle financeiro, planejamento, sistemas de teleconferência, etc.
Produtividade: Como me torno mais produtivo?
Esses mesmos sistemas, plataformas e aplicativos citados acima, ajudam seu negócio a reduzir custos (tempo, deslocamento, papel, processos e burocracia), aumentando sua produtividade e a produtividade das pessoas que trabalham com você, sejam colaboradores, fornecedores ou mesmo seus próprios clientes. Todos agradecem.
Além disso a criação de parcerias com outros empreendedores, empresas e fornecedores que possam cuidar de áreas de seu negócio onde a expertise deles contribua para otimizar o seu negócio. Quanto tempo você leva para fazer determinada tarefa? E com que grau de qualidade? Quanto custa uma hora do seu tempo aplicada no negócio principal da sua empresa? Aplicada naquilo que só você pode entregar e que é o diferencial do seu negócio no mercado? Acredite negociar boas parcerias e terceirizar tarefas sai mais barato.
Pagamentos: Como faço para receber pagamentos Online?
Por fim, um dos grandes desafios do empreendedor atual ocorre na hora de receber pagamentos online pelos serviços e produtos vendidos. Isso é importante por diversas razões, mas a principal é poder oferecer diversas opções de parcelamento e meios de pagamento para seus clientes (cartões, boletos, pix, depósito em conta via TED) e ser capaz de emitir uma NF eletrônica de forma rápida e enviá-la de forma digital (normalmente e-mail, por questões de segurança).
Por isso o segmento de fintechs (empresas de tecnologia voltadas para soluções financeiras) explodiu nos últimos três anos e seguirá crescendo no Brasil em ritmo acelerado.
Como dissemos, empreender é uma grande jornada, repleta de desafios (como tudo o que vale a pena na vida), mas ficou muito mais barato no mundo atual, com suas soluções tecnológicas e com o uso da internet. Tudo que é preciso é perder o medo e buscar alternativas que melhor atendam seu modelo de negócio.
E na dúvida há sempre como buscar alguém que possa assessorar você e sua empresa ao longo do processo. Acredite: haverá sempre mais gente torcendo pelo seu sucesso e querendo ajudá-lo a crescer do que pedras pelo caminho.
Texto por Danton Távora: Fotógrafo, Instrutor e Consultor de Negócios para a Indústria Criativa.
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